terça-feira, janeiro 15, 2008

Contorcionistas no Avenal!!

.
13 de Janeiro de 2008




Mas que jornada louca de pedal, à “Varanda da Estremadura”!!

Consegui convencer o Sousa e o Lopes a largarem o lamaçal e experimentarem as agruras do Avenal
A coisa foi mais ou menos assim:
Eu, sabia ao que ia.
O Sousa, ficou a saber ao que foi.
O Lopes, ainda não sabe bem como foi…

Arrancámos às 8 e piques do Nanni. Não consegui evitar um sorriso “maquiavélico” ao ver o Lopes de “estradeira” … com duas pedaleiras… eh, eh…
Atacámos o Cabeço de Montachique por Malhapão e a coisa começou logo a “cheirar a azedo” quando apareceu um tractor a seguir a Sete Casas e nos metemos no seu encalço, a subir a mais de vinte à hora…
Em amena cavaqueira e ritmo moderado passámos a Póvoa da Galega, Sapataria, Dois Portos, Runa, Matacães, Monte Redondo
Já na Ermigeira, passa-nos um “comboio” liderado pelo Vítor Gamito!! Pois! Esse mesmo!
Convictos que os gajos vão “rebentar”, deixamo-los ir…
E a previsão … estava certa! Mais à frente, na rotunda, lá estavam, 2 deles, a "mudar as águas" no meio das moitas. E nós, solidários, aplicámos a tal táctica que aprendi com os “Selvagens do Asfalto”: FERRO!!
Em Vilar viramos à direita para a “estrada criminosa” … Fico na espectativa, mas … o Sousa e o Lopes, nada dizem…
Mais dois que consegui enganar…

Subitamente, passa de novo o “comboio” por nós…
Mas, desta vez, metemo-nos no carril. Quero ver os gajos a penar “parede” acima! E que visão mais engraçada: vêm todos de pedaleira dupla! E alguns parecem levar o 39…
Logo após a tabuleta à “porta do inferno” (Avenal), todos em pé na rampa de “boas vindas” (500 mts a 13%).
O Lopes começa com queixinhas, mas lá vai dando aos pedais.
O Sousa reencontrou a sua cruz, que há tanto procurava e lá se foi arrastando serra acima, “de joelhos”, qual peregrino…
À entrada do Km a mais de 14% o “ponteiro” vai ao red-line no primeiro “repecho” a 24%... O Lopes vai fazendo umas caretas e uns contorcionismos … mas passa… Os outros contorcem-se, contorcem-se … mas passam também…
O Gamito e outros dois “bonzinhos” como ele parecem estar com alguma pressa e metem um passo mais rápido … mas ainda falta a fase mais dura…
Tento respirar e afastar a habitual nuvem que nesta altura sempre se me atravessa diante do nariz e … vai disto!! Venham de lá esses 24%...
O Lopes mete-se em crenks nas curvas mais inclinadas e vai fazendo uma careta horrenda por pedalada… Ultimamente** tem treinado muito esta faceta… E que tem jeito, lá isso tem !!
Um calmeirão de laranja está, vai não vai, pa cuspir um pulmão e vai andando aos zigue-zagues. Um outro parece-me também bastante engasgado. E vai todo roxo e a babar-se abundantemente… Eu lá me vou rindo dos gajos e gritando vivas à minha tripla…
Após a última curva à direita … o momento de relaxe. O Lopes aparece todo despenteado e puto da vida, quase tão resmungão como o Biker nos seus melhores dias, a amaldiçoar tudo e todos por (mais uma vez) ter ido na minha conversa. O engasgado passa por nós ainda a cuspir e a salivar… O “laranja” passa também, a mandar uns grunhidos à minha tripla… Pois… Rói-te de inveja!
Aguardamos pelo Sousa que vem de … “avozinha”!! Bolas!! Isso também era escusado…
Finalmente, lá seguimos até ao cume e retornamos a Loures por Vila Verde dos Francos, Atalaia e Merceana.
Ainda tento tomar o caminho para Arruda, com a lenga-lenga do costume, para subir a Capelã… Mas, nada feito... Os gajos nem me querem ouvir…
Na subida para o Sobral o Sousa já vai na reserva … e ainda bem, pois após Bucelas soube-me maravilhosamente ir na roda dele…

E lá se concretizou mais um ataque a Montejunto pela vertente dos “duros” (espero que os "fraquinhos" dos Pina Bikers não leiam isto...): a do Avenal.


** nas organizações Gonçalo Pinto


Notas:
Clássica de 120 Kms com 1800 mts de desnível acumulado.

Vertente - Vilar: distância - 9,350 mts; altitude - 658 mts; desnível - 578 mts; pendente média - 6,1%; pendente máxima - 24%; Km mais duro - >14%; Coef APM - 153; Coef APM a cada 100 mts - 211.
.

1 Comments:

Blogger Ferrão said...

Boas Gonçalo,

Encontrei o teu blog casualmente, mas gostaria de te dar os parabéns por ele, bem escrito e com muito "material". É que também eu sofro um bocadinho da loucura dos cumes. Aproveito para te lançar um desafio, os 5 empenos em http://emcasodeduvidasobe-se.blogspot.com/
Se alguma vez quiseres aparecer para conhecer a zona, avisa.
Cumprimentos,
Pedro Ferrão

quarta-feira, fevereiro 13, 2008 12:52:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

visitor stats
Motorola Razr
Phoenix Ancient Art