sábado, abril 07, 2007

Maratona BTT Sobral de Monte Agraço 2007 - No "Comboio dos Entravados"...

25 de Março de 2007




A crónica

Desta vez houve uma divisão dos pedalantes por dois passeios: os “fraquinhos” * escolheram Sobral de Monte Agraço (Pinto, Evaristo, Ricardo, Isidoro, Kedas, Farinha, Nuno Garcia, Pedro Lopes, Hélder, …), enquanto os “muito fraquinhos” ** rumaram a Mação (Aníbal, Paulo Sousa, Filipe, Steven, Hugo).

Dia nublado no Sobral a prometer surpresa molhada no final do passeio…
Ao chegar ao local de partida encontro o Isidoro, mais coxo que o costume! Começa com uma lenga-lenga a dizer que lhe dói a perna, o pé, o dedo, a unha, …, peka-peka, …, peka-peka, …; e que assim não pode enfrentar as suas rampas favoritas (Socorro). Eu vou fingindo que acredito, acenando com a cabeça e parece-me que ele fica todo contente, a pensar que me enganou!
Aparecem também o Ricardo e o Evaristo, com a boa disposição do costume, que só se desvanece quando eu falo no Socorro (o primeiro empalideceu e o segundo engasgou-se com violência).
Dirigimo-nos para a zona da partida e vejo o Lopes a comer uma daquelas mistelas intragáveis do costume, que repugnariam qualquer criatura. O Kedas parece bem divertido com a confusão reinante. Lá longe, bem à frente, na primeira fila, o Farinha (pareceu-me que fez falsa partida…) e o Nuno Garcia já salivam maldade, quais “selvagens do asfalto”, esperando o som do gong para pedalarem ferozmente os primeiros metros em asfalto.

Subitamente, …

… , Gooonnnnngggggggg….

A manada que me barra o caminho entra em fúria desenfreada pelas ruas do povoado do Sobral! Eu, para não perder o comboio, pedalo também com vigor os primeiros 15 metros, após os quais tenho de meter aquele meu habitual ritmo (22X34) :-).
Vou ultrapassando umas centenas de alimárias que fazem de tudo para o impedir…
Os primeiros 10 Kms trotam-se quase todos de “talega”, atingindo-se inúmeras vezes velocidades superiores a 50 Kms/Hr. Passa por mim o Evaristo a dar-lhe como se não houvesse amanhã e eu deixo-o ir, prevendo que dará o monumental estoiro do costume… Depois passa-me o Ricardo… mas este, não sei porque o deixei ir embora… Finalmente, já entre os últimos, passa-me um deles (Lopes). Este, deixei-o passar para o motivar, pois sei que tem pavores das rampas do Socorro (da última vez que por lá andámos foi aquilo que se sabe…). Quando já não existia ninguém para me ultrapassar… meto o passo “no prego” e vou no encalço dos gajos para lhes mostrar como é!!
Passo pelo Ricardo (parado no primeiro abastecimento…) e continuo a dar-lhe forte… Ninguém me pára! Logo à frente, o Farinha, que quase cospe o coração quando tenta acompanhar a minha impressionante e vigorosa pedalada … completamente impossível para ele!!
Logo a seguir, quando já estou quase a deixar pregados os restantes, eis que…

… se dá o caso da Maratona!!

Na bifurcação dos itinerários dos 60 e 30 Kms eu enveredo pelo dos 30!! Possesso da vida, faço a descida que se segue a velocidade supersónica e invisto forte nas rampas que levam ao Forte do Alqueidão. Lá atrás, o Farinha e o Bruno devem ter soltado umas valentes gargalhadas à minha custa…
Após passar o 1º controlo (dos 30 Kms) e já no topo da montanha, dizem-me que por ali só vou fazer 30 Kms!! Paro, pergunto a mais alguns “entravados” que por ali andam se é verdade e volto para trás, tentando recuperar o tempo perdido…
De novo no trilho dos 60, meto todos os dentes das cremalheiras a “bufar” tentando ultrapassar os imensos “entravados” que pertencem ao comboio onde me meti… à saída de uma curva vejo o Ricardo, parado, ao telefone, com as queixinhas do costume (acho que desta vez era o cepo…). Apreço o passo para não lhe dar hipóteses de me apanhar! A cruz estava bem entregue…

Enquanto isto, em Mação, o Hugo já perdeu contacto com o pelotão, ao que parece devido ao ritmo elevado imposto lá pelos animais da tribo; e o Filipe e o Steven vão por um atalho exemplificando o que costumam fazer por cá quando o “calor” aperta… O Aníbal vai “patinando” no grupo da frente, enquanto o Sousa, qual rapaz simpático, lhe entregou a cruz

Voltando ao Sobral… já estou enfrentando as rampas do Socorro após ter ultrapassado 4 “artistas” numa descida!! Um estava estatelado no chão, a sangrar, outro a trocar a câmara de ar, um terceiro parado a comer e um outro, ainda, a descer … mais devagarinho do que eu (é verdade!).
No Socorro vou recuperando posições, sonhando ainda com uma possível classificação entre os 10 mais fortes. Quando tudo faria prever uma explêndida recuperação…

mais uma desgraça

Vejo uns belos e irresistíveis pasteis de noz numa caixa no segundo abastecimento e aí vou eu direito a eles, mais depressa que na mais inclinada das descidas.
Após o repasto e ainda com um pastel entalado na goela, meto uma pedalada feroz, pois sei que o Farinha, depois do tormento do Socorro, não poderá andar longe…
Vou pedalando e empurrando o pastel para baixo com uns golos de água. Quando já devia estar quase a apanhar os meus companheiros, cai uma chuvada intensa que me deixou que nem um pinto…
Já no Sobral ainda levei o cárdio ao red-line para passar um gordo que me deixaria devastado caso terminasse à minha frente…
Na meta, para cúmulo do azar, aparecem o Ricardo e o Evaristo (já de banho tomado e “drogas” arrumadas) a meterem-se comigo. O Farinha, "puto da vida", está a refilar com a organização por causa de existirem algumas subidas com mais de 2% de inclinação. O Garcia está muito cansado para dizer qualquer coisa. O Lopes lá continua a comer uma daquelas cenas manhosas…
Seguiu-se o belo porco no espeto regado com caldo verde e umas bejecas...

E foi mais um grande passeio com muitos e bons momentos de convívio.
Até para o ano, para mais uma maratona de … 90 Kms

Classificações finais:
Pedro Lopes
– 3:30:41 – 27º classificado nos 60 Kms (muito fraquinho…)
Nuno Garcia – 3:41:43 – 42º classificado nos 60 Kms (deve ter feito batota…)
Evaristo – 3:53:02 – 75º classificado nos 60 Kms (como previsto, estoirou nos últimos Kms…)
Farinha – 4:11:20 – 121º classificado nos 60 Kms (devem tê-lo subido na classificação administrativamente, por se queixar das subidas…)
Pinto – 4:15:14 - 292º classificado nos … 30 Kms!!! (último, com mais 25 minutos que o penúltimo!! Não foi desclassificado por cair fora do controlo, para não ficar triste…)
Ricardo – desclassificado por excesso de queixas!
Isidoro – falta de comparência por pavor ao Socorro (e, simultaneamente, por suposta lesão).

* - os que pedalam devagarinho.
** - os que pedalam parados.


Classificações:
60 Kms: Maratona Sobral de Monte Agraço 2007 - 60 kms
30 Kms: Maratona Sobral de Monte Agraço 2007 - 30 kms
visitor stats
Motorola Razr
Phoenix Ancient Art