terça-feira, janeiro 24, 2006

Malditos “turras”…

21 de Janeiro de 2006

O dia amanheceu soalheiro, apesar da neblina, que marcava presença nos locais de baixa altitude.
Era uma daquelas manhãs, em que realmente, apetece mesmo dar um belo giro de bicicleta.



Perante os indivíduos que se apresentaram logo de manhãzinha no Nanni, ficou evidente que a volta teria de ser mais durinha. Só assim, se poderia evitar que tais atletas “levantassem a crista”! E claro que era de aproveitar, também, o facto não estarem presentes os Profetas do Queixume! Assim, o itinerário foi fácil de escolher! Pedalar, pedalar … lá prós lados de Montemor!
A volta começou num ambiente calmo, em amena cavaqueira, de maneira a ir preparando as “febras” para a tortura que se adivinhava.
A ascensão de Montemor foi efectuada em grupo compacto (até parecia que os “turras” sabiam o que estava para vir).
Quase no final da primeira subida do dia, aparece aquela impressionante “parede”, qual cereja no topo do bolo. Foi engraçada a expressão do Fantasma ao avistar a dita: “O quê? É por ali?” Note-se a cara de espanto! O que estará ele a pensar? Talvez “Lá vou eu a 5 à hora e com o cárdio no red line!”, ou, quem sabe, “Tirem-me daqui! Malditos “turras”… ”. O Pirata “triturou” este troço com tal fulgor, que quase conseguiu escapar à objectiva!

Contudo, todos passaram esta “pequena” dificuldade com distinção!



Quem diria que se sobe a mais de 20%!


… no topo … a paisagem (1ª foto) … indescritível …

Na descida técnica que se seguiu, tive o “privilégio” de ver o Pirata dar um grande “mergulho”, felizmente sem consequências.

No início da ascensão das Sardinhas, a malta do btt quis mostrar aos do asfalto que tem aprendido umas coisitas!
Ora observem bem como a malta da lama apreendeu as técnicas da estrada!



Muito bem! Aqui, todos na roda! Provavelmente, só agora o Fantasma se aperceberá que havia “turras” no seu encalço!

Após “vergar” mais uma dificuldade, o grupo aproveitou a bela paisagem para tirar a foto do dia, enquanto as caras ainda pareciam “humanas”.


Vejam o Biker, que parece apontar para o céu … isso sim seria uma “parede” divinal!! Infelizmente, não se chegaria a tanto, mas os três topos que se vislumbram como pano de fundo, seriam percorridos neste giro.

Após a perigosa descida para A-dos-Cãos, onde os enormes “calhaus rolantes” são sempre uma “caixinha de surpresas”, os imparáveis veteranos começaram a encabeçar o pequeno pelotão.
Trilhando por inexistentes trilhos, liderados pelo camarada Isidoro, deu para ver que a veterania dá cartas no monte! E faz muitos jovens corarem de vergonha! Esta malta um pouco menos jovem, é terrível! Não verga! Duros de roer! Nem ai, nem ui … qual quê … é sempre a “aviar cartucho”!

Na ascensão para Bolores, aparece o companheiro Glutamina, sempre com excelente disposição, apesar da “queda em câmara lenta” sofrida logo no início da subida.

.

.Aproximadamente a meio da dificuldade … pausa para um momento sempre importante: umas dentadas acompanhadas com umas boas gargalhadas!



... o espírito … do convívio … sempre presente …

Em Bolores, após a transposição de algumas “piscinas” lamacentas, deu-se a despedida dos “veteranos” Fantasma e Isidoro. Os restantes continuaram a saga, em direcção a Monfirre, onde os trilhos são bem distintos devido ao solo, meio arenoso, meio pedregoso. E deu para ver, na descida para o Vale do Inferno, o Pirata em grande estilo! Saiam da freeeeeeenteeeeee…

Depois … nova dificuldade na terrível rampa para a Choutaria. Aquela "parede" final é demolidora! E quando o “gás” já não é muito … adoptam-se novas técnicas de btt!


E vejam bem o que se faz quando se repara que anda por aí alguém de objectiva na mão … ora toca a montar … não vá aparecer uma foto comprometedora no Blog. Olha o Blog, amigo, olha o Blog!


Mas acabaste em grande, comparsa Biker.



Depois, seguiu-se por estrada, pois o tempo apertava, em direcção a Montemuro e Carcavelos. Desceu-se a grande velocidade o trilho de ligação a Ponte de Lousa. Nova divisão dos elementos do grupo. Era a despedida do Pirata e do Glutamina, que aceleraram pelo asfalto. O Biker (vai a todas, nunca para, é pior que o coelho da Duracel!) e o Pintainho lá continuaram o “martírio”, por trilho, em direcção à Murteira e A-das-Lebres.
Finalmente, ao chegar à BP, a fadiga já dava alguns sinais de presença. Eram 40 Km a 12 de média! Estava na hora do duche!

Na minha opinião, foi um excelente passeio de bicicleta; daqueles que nos mata a fome do pedal acumulada durante a semana. Não se trilhou por nenhuma daquelas aterradoras “paredes” que quase nos fazem cuspir um pulmão (… que pena …) ! Contudo, é obvio que foi um pouquito mais cansativo que tocar pífaro ou dançar o vira! Mas, por incrível que pareça … não se ouviu um único piu de queixume! Nem um!!! Portanto … o giro deveria ter sido … mais duro!
Nesta voltinha participaram os seguintes “lamacentos”: Isidoro (o lamacento “veterano”), Fantasma (o lamacento que “não verga”), Glutamina (o lamacento das “quedas em câmara lenta”), Pirata (o lamacento “triturador”), Biker (o lamacento que “vai a todas”), Pintainho (o lamacento das “paredes”).
Até … ao próximo lamaçal.

8 Comments:

Blogger pintainho said...

Nota: a formatação do texto e das fotos não se apresenta nas melhores condições. Isto de acertar o texto com as fotos é mais difícil que trepar a "parede" mais aterradora que apanhei até hoje. Vou tentar melhorar! Desculpem lá, desta vez.

quarta-feira, janeiro 25, 2006 12:21:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Grande Pintainho estás de parabens bela reportagem quer escrita, quer fotografica. Quanto à volta penso que foi equilibrada, ou seja suficientemente dura para ficarmos cansados e possibilitou tambem disfrutar de apeteciveis descidas. Gostei bastante daquela parede de Montemor e das descidas de À-Dos-Cãos, temos de repetir. Para o próximo sábado lá estaremos novamente no local do costume.

quarta-feira, janeiro 25, 2006 9:53:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sim senhor, sim senhor! Vejo que estamos com a gáspia toda! Voltinhas de fazer inveja, do tipo: deixar um gajo todo roído. Ainda por cima com direito a descrição com elevado detalhe e, pasme-se fotos!? Da próxima vez, se quiseres, posso dar-te os dados para que possas blogar sem q tenhas que enviar mail. PB

quarta-feira, janeiro 25, 2006 10:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pintainho, essa de andares armado em paparazzi tem que acabar. Eu não autorizo que sejam publicadas fotos minhas com o pé no chão. É que eu tenho uma reputação a defender...
Para castigo, sábado vou levar a minha câmara digital. E aí é que vamos ver.
Ai o blog, ai o blog...

Um abraço
L-Glutamina

quarta-feira, janeiro 25, 2006 11:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pintainho ainda bem que nas ultimas fotografias não se identifica quem vem a pé, nem sei quem será. Devias ter fotos dos 3 mais pesados que subiram na frente até bolores, sem meter pé no chão claro. Já agora devias tambem ter fotografado esses teus novos instrumentos para medir as inclinações das paredes que tanto gostas, ou gostamos.

quinta-feira, janeiro 26, 2006 9:57:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Isto de levar a objectiva tem um efeito engraçado! A malta começa a pensar muitas vezes antes de meter o pezinho no chão! Senão … ai o Blog! Pois foi, Biker. É mesmo uma pena não ter uma foto dos três “lamacentos” que subiram sempre montados até Bolores. Por essa altura … andava armado em carro vassoura ... a ver o Glutamina a mandar-se para o chão! E olha que foi mesmo complicado conseguir aquele instantâneo com o gajo montado!! Eh,eh! Ai a reputação! Ora deitado … ora a pé … ai,ai!

quinta-feira, janeiro 26, 2006 11:06:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Aquela do lamacento que vai a todas está bem apanhada, vai a todas mas com algum sacrificio e sempre em andamento reduzido, salvo algumas descidas.Não se és da mesma opinião mas o ritmo da subida do Correio Mor para as antenas foi elevado, tendo ido ás 191bpm.

quinta-feira, janeiro 26, 2006 6:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é, mas não é o ritmo que conta (acho preferível ir devagar, mas sempre montado, o que muitas vezes não é nada fácil, como bem sabemos). O que conta, para mim, é que quando um gajo quer ir trilhar qualquer coisa, tu és sempre o primeiro a chegar-se à frente, mesmo que a “coisa” seja “indigesta” à vista! O que conta mesmo é o gosto pelo pedal! E não sei se já reparaste, mas … vais mesmo a todas! É até quebrar! E olha que o teu ritmo não é lento, reages é mal às mudanças de andamento (e também à primeira rampa do dia).
Por acaso até achei o ritmo da subida de Montemor lento. Mas, como no fim-de-semana anterior, no passeio a Belas, a fiz sempre no “prego” (incrivelmente, sempre acima das 190 bpm), talvez seja essa a razão de tal impressão! Foi de tal maneira que no topo, quando aquilo começa a ter alguma piada, ia tendo um colapso cardíaco, que quase me obrigou a apear! Não aconselho ninguém a “atacar” aquela “coisinha” à bruta!

quinta-feira, janeiro 26, 2006 7:09:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

visitor stats
Motorola Razr
Phoenix Ancient Art